cálutron - definitie. Wat is cálutron
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is cálutron - definitie

  • Um tanque de alfa calutron removido do ímã para a recuperação do [[urânio-235]].

Calutron         
Calutron é um equipamento que serve como espectrômetro de massa usado na separação de isótopos de urânio. Foi desenvolvido por Ernest Lawrence durante o Projeto Manhattan e era semelhante ao cíclotron também inventado por ele.
cálutron      
sm Aparelho electromagnético para separar isótopos de acordo com suas massas, conforme o princípio do espectrógrafo de massa.
cálutron      
s.m. ( -1945 ) -fís.nuc separador eletromagnético de isótopos de urânio e outros elementos, segundo suas massas, e que utiliza o princípio do espectrógrafo de massa [Us. tb. no enriquecimento dos isótopos de todos os elementos.]
-gram pl.: calútrones e (B) cálutrons
-gram/uso são corretas as formas calutrão e cálutron , esta a consagrada pelo uso no Brasil; calutrônio é virtual; a oxítona calutron é forma a evitar
-etim acrograma de Cal ifornia U niversity Cyclo tron (1945); a pronúncia ingl. é káiliutron ; var. us. em Portugal, calutrão

Wikipedia

Calutron

Calutron é um equipamento que serve como espectrômetro de massa usado na separação de isótopos de urânio. Foi desenvolvido por Ernest Lawrence durante o Projeto Manhattan e era semelhante ao cíclotron também inventado por ele. Seu nome é uma concatenação de Cal. U.-tron, em homenagem à Universidade da Califórnia, a instituição de Lawrence e o contratante do laboratório de Los Alamos. Eles implementaram o enriquecimento de urânio à escala industrial na fábrica Y-12 em Oak Ridge estabelecida durante a guerra e forneceu a maior parte do urânio usado para a arma nuclear "Little Boy", que foi lançada sobre Hiroshima em 1945.

Em um espectrômetro de massa, uma amostra vaporizada é bombardeada com elétrons de alta energia, que causam os componentes da amostra para se tornar íons carregados positivamente. Eles são então acelerados por campos elétricos e subsequentemente desviados por campos magnéticos, em última análise, colidindo com um prato e produzindo uma corrente elétrica mensurável.

Devido à escassez de cobre durante a guerra, os eletroímãs foram feitos usando milhares de toneladas de prata emprestados pelo Tesouro dos Estados Unidos. Para tirar o máximo de proveito da grande quantidade de eletroímãs necessários, múltiplos calutrons foram dispostos em torno dele em um grande oval, chamado de pista de corrida por causa de sua forma.